quarta-feira, 9 de julho de 2008

Álvaro Covões: "“Este é um projecto ganhador”

Juntar Bob Dylan e Neil Young no cartaz de um único festival era uma ideia quase imprová-vel. Mas Álvaro Covões, director-geral da promotora Everything is New e responsável pela organização do Optimus Alive!08, alcançou esta “vitória”. A poucas horas do arranque da segunda edição do festival, tranquilidade é a palavra de ordem. “Este ano temos tudo muito adiantado”, garante.

Quais são as expectativas da organização sobre esta segunda edição do festival?
São grandes em relação ao resultado final. Mas estamos com um retorno de vendas maior que o do ano passado e tudo indica que vamos conseguir o que nos propusemos alcançar.

Quantos espectadores esperam receber?
Em 2007 tivemos 70 mil espectadores no conjunto dos três dias. Este ano queremos atingir os 100 mil.

Já foram vendidos muitos bilhetes em Inglaterra e em Espanha?
Sim, este ano mais ainda. Teremos cerca de 700 britânicos que vêm passar os três dias a Oeiras e perto de 1 700 espanhóis. Mas estas são só as pessoas que compraram bilhetes nos seus países, não incluem os estrangeiros que os adquiriram através dos nossos sites portugueses, nem os que vão aparecer à porta.

Por que é que escolheu Inglaterra e Espanha?
Fizemos uma grande campanha de promoção nestes países. Em Espanha, pela proximidade, e no Reino Unido porque tem um hábito de turismo cultural muito forte. Numa reportagem publicada na revista “New Musical Express” escreveu-se que o preço do festival era muito barato e afirmava-se que era mais barato vir a Portugal assistir ao Optimus Alive!08, para ver artistas como Neil Young, Bob Dylan, Ben Harper ou Rage Against The Machine, do que ir a um festival inglês.

Que balanço faz deste segundo ano de organização?
Foi tudo mais fácil porque já conhecíamos o terreno. Este ano tivemos tudo muito adiantado.

Vai ser um festival seguro?
Temos um dispositivo normal de segurança. Quem vai ao festival está do mesmo lado, ninguém vai para se chatear. Toda a gente irá passar um bom momento, até porque este ano temos 43 bandas no cartaz, um número significativo. Quem quiser beber não traga carro, usem os transportes públicos. Tragam protector solar ou ponham antes de sair de casa, pois trata-se de uma zona junto ao rio e o sol ataca com força.

Pensou que algum dia conseguia juntar Bob Dylan e Neil Young no mesmo festival?
No mesmo festival não, mas aconteceu e é uma vitória.

Foi uma negociação difícil?
Ficou uma boa imagem da última edição. Normalmente perguntam quem é que esteve no ano anterior e, quando começámos a dizer Pearl Jam, Linkin Park, White Stripes, Smashing Pumpkins, Beastie Boys, disseram: “Uau!” Foi tudo mais fácil e os nomes que temos cá este ano estão nos maio-res festivais da Europa. Lançámos o desafio de nos tornarmos um dos festivais mais importantes da Europa. Este é um projecto ganhador, disso não tenho dúvida.

Mary Caiado

Sem comentários: